Notícias
NOTA
Solidariedade à professora Sandra Aiache, vítima de violência na UFS
Data de Publicação: 23/10/2024
O Sintufs, enquanto entidade sindical que preza pelo respeito e proteção às mulheres, vem, por meio desta nota, expressar total solidariedade à professora Sandra Aiache Menta, docente do curso de Terapia Ocupacional do campus de Lagarto. Ela foi vítima de atos de violência verbal e psicológica cometidos por outro docente do mesmo campus no dia 26 de setembro de 2024, no prédio do Centro de Simulações e Práticas.
Segundo a nota pública do Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional do campus de Lagarto e do Diretório Central dos Estudantes da UFS, divulgada na última segunda-feira (21), os atos sofridos pela professora Sandra foram uma forma de repressão por sua participação no acolhimento de uma discente, supostamente vítima de assédio sexual e moral.
Ressaltamos que repudiamos qualquer ato de violência, repressão, agressão ou opressão cometidos contra as mulheres desta universidade, sejam técnicas-administrativas, docentes, discentes ou terceirizadas. Vivemos em uma sociedade misógina, fundada no patriarcado, e, por isso, não nos calaremos diante de qualquer violência. Resistiremos coletivamente e exigimos que a Universidade Federal de Sergipe tome medidas de segurança para proteger as mulheres e meninas que frequentam a UFS, bem como para reprimir as pessoas que cometem as referidas violências.