Notícias
UFS
UFS publica comunicado e confirma implementação das acelerações para TAEs
Data de Publicação: 08/05/2025
A UFS confirmou na noite desta quinta-feira (8) a adoção das novas regras de progressão por mérito e aceleração da capacitação para os/as TAEs, conforme previsto na Medida Provisória nº 1.286/2024 e no entendimento técnico da CNSC.
Segundo a Reitoria, a medida foi adotada com base em parecer técnico da Progep. A universidade também informou que seguirá monitorando possíveis orientações do MGI e poderá fazer adequações, caso necessário, para assegurar a aplicação das regras com agilidade.
O posicionamento da UFS segue a tendência nacional. Até o momento, ao menos 23 instituições federais já publicaram comunicados favoráveis à implementação das acelerações, consolidando a orientação técnica da CNSC. Além disso, o Forgepe aprovou nesta semana o encaminhamento das acelerações conforme a Nota Técnica da Comissão, e aguarda reunião com o Pleno da Andifes para informar reitores e reitoras, com expectativa de conclusão ainda nesta semana.
A publicação da UFS representa mais uma vitória da categoria. O direito à aceleração é fruto direto da greve nacional das e dos TAEs realizada em 2024, bem como das mobilizações articuladas pelos sindicatos em todo o país.
O Sintufs reforça que esse avanço é resultado da luta coletiva pela valorização do trabalho técnico-administrativo e pelo cumprimento do acordo firmado com o governo federal.
Só a luta garante conquistas!