Notícias
TAE
Aceleração de carreira: Conif aprova aplicação imediata e cresce adesão nos IFs
Data de Publicação: 08/05/2025
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) aprovou, ontem (07), a implementação imediata das acelerações de carreira para os/as TAEs, conforme o entendimento da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC). A medida reforça a mobilização nacional pela valorização dos trabalhadores, em consonância com o acordo de greve firmado com o governo federal.
Até o final do dia de ontem, 23 instituições federais já haviam publicado comunicados ou ofícios oficiais anunciando a aplicação da aceleração. A adesão à normativa da CNSC está sendo conduzida por diversos Institutos Federais e reforça a pressão para que o MGI reconheça formalmente o encaminhamento da medida.
Confira as instituições que já publicaram o ofício/comunicado de implementação:
- IFCE (Ceará);
- IFG (Goiás);
- IFPI (Piauí);
- IFPR (Paraná);
- IFSUL (Rio Grande do Sul);
- IFTO (Tocantins);
- IFSULDEMINAS (Minas Gerais);
- IFMA (Maranhão);
- IF Baiano (Bahia);
- IFPB (Paraíba);
- IFB (Distrito Federal);
- IFBA (Bahia);
- IFFluminense (Rio de Janeiro);
- IF Goiano (Goiás);
- IFPE (Pernambuco);
- IFRO (Rondônia);
- IFAL (Alagoas);
- IFSC (Santa Catarina);
- IFPA (Pará);
- IFMS (Mato Grosso do Sul);
- IFTM (Minas Gerais – Triângulo Mineiro);
- IFMG (Minas Gerais);
- IFAC (Acre).
O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe), em reunião realizada ontem (07), também se posicionou favoravelmente à implementação das acelerações, com base na Nota Técnica da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) — cuja proposta foi construída com participação do próprio Fórum. No entanto, o grupo solicitou uma reunião com o Pleno da Andifes para apresentar o encaminhamento aos reitores e reitoras.
Segundo informações repassadas por Marcelo Rosa, coordenador jurídico da Fasubra, a expectativa é de que a decisão final seja oficializada ainda nesta semana.