Notícias

NOTA DE REPÚDIO

Misoginia institucionalizada: não nos calaremos!

Data de Publicação: 26/05/2025

O Sintufs vem a público manifestar repúdio às declarações misóginas proferidas nas últimas semanas por autoridades públicas, entre elas, o vice-governador do Maranhão e um vereador do município de Capela, em Sergipe. Não se tratam de episódios isolados, tampouco de falas impensadas. São manifestações de um projeto político que se alimenta do ódio às mulheres e da tentativa sistemática de deslegitimar suas vozes.

É grave (e inaceitável!) que representantes eleitos usem seus cargos para propagar discursos que reforçam estigmas, desrespeitam a dignidade feminina e incentivam a violência de gênero. 

Esse tipo de comportamento não apenas viola os princípios democráticos, como também alimenta um contexto social em que o assédio, o silenciamento e o feminicídio se tornam ainda mais normalizados.

Essas falas não surgem ao acaso. Elas expressam a resistência de setores conservadores diante das conquistas acumuladas pelas lutas feministas nas últimas décadas. 

Querem nos fazer recuar, nos intimidar e nos rebaixar. Mas não conseguirão!

O Sintufs se mantém firme ao lado das mulheres trabalhadoras, das que estão nas universidades, nos serviços públicos, nas ruas, nos movimentos sociais. 

Seguiremos denunciando todas as formas de violência e exigindo responsabilização de quem, em vez de proteger direitos, opta por atacá-los.