Notícias

MOBILIZAÇÃO TAES

22/02: Dia de Mobilização pela reestruturação da carreira dos TAEs

Data de Publicação: 22/02/2024

Na manhã desta quinta-feira (22), o Sintufs promoveu uma programação de mobilização em prol da da reestruturação da carreira das/dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs). Quem chegava a UFS pela entrada de carros era recepcionado pelas trabalhadoras e trabalhadores da categoria, que distribuiam panfletos e dialogavam com os transeuntes explicando as razões e a importância do ato de reivindicação.

Além dos TAEs, somaram-se a luta, participando da mobilização, estudantes, professores e demais membros da comunidade acadêmica.

Após a panfletagem, os manifestantes deram continuidade a manifestação passando por diversos setores do Campus São Cristóvão, conversando e informando a comunidade acadêmica, além de elucidar dúvidas, sobre os pontos defendidos para a reestruturação da carreira da categoria.

A mobilização foi encerrada no final da manhã, na reitoria da universidade, com entrega e assinatura de documento ao reitor da instituição, Valter Santana. Através da documentação, Valter manifesta o apoio da UFS às reivindicações feita pelos TAEs.

Motivações

A paralisação ocorrida no dia de hoje seguiu uma orientação feita pela Fasubra e teve deliberação aprovada, por votação, na última assembleia realizada.

Após 7 anos de de defasagem salarial, tendo salário mais baixo do funcionalismo federal, os TAEs buscam por valorização da carreira e uma remuneração digna. A categoria, que já se encontra em estado de greve, rechaça as propostas feitas pelo governo federal que, sem ao menos levar em consideração as perdas adquiridas ao longo dos anos, não oferece um reajuste, apenas aumento em auxílios (o que acaba excluindo as/os aposentadas/os).

Além da pauta salarial, está dentro das pautas de reivindicação: a valorização das/dos servidoras/es, tanto os que estão na ativa quanto as/os aposentadas/os; melhorias nas infraestruturas das instituições e ampliação da assistência estudantil; fim de todas as formas de opressão; entre outras.

Os TAEs lutam, sobretudo neste dia que o governo se reúne com as entidades sindicais na 3ª reunião da Mesa Específica e Temporária de Negociação, pela valorização do trabalho que é desempenhado pela categoria e, consequentemente, pela Educação Pública de qualidade.