Notícias

AGE

AGE define calendário de mobilizações e representação para a Plenária da Fasubra

Data de Publicação: 28/11/2025

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na manhã desta sexta-feira, 28, no auditório da Adufs, aprovou datas de paralisação e mobilização para as próximas semanas, além de escolher a representação da categoria para a Plenária Virtual da Fasubra, marcada para o dia 19 de dezembro. Também foram deliberados encaminhamentos sobre o Conselho Editorial da UFS e apresentados informes sobre processos internos da universidade.

Para o 4 de dezembro foi aprovada a paralisação das atividades da categoria. A decisão segue orientação da última Plenária da Fasubra, que solicitou o reforço das mobilizações pelo cumprimento do acordo de greve e contra a Reforma Administrativa.

Já os dias 10 e 12, serão de mobilização. No dia 10, haverá ação conjunta com a Frente Ampla Contra Organizações Sociais em Sergipe. No dia 12, a agenda será construída com o Comitê dos Servidores Públicos Federais, com foco na defesa dos serviços públicos e na resistência à Reforma Administrativa.

Eleição de representantes para a Plenária da Fasubra

Para a Plenária Virtual da Fasubra, foram escolhidos, por unanimidade, os nomes de Wagner Vieira, pela coordenação, e de Taira Moreira, João Sigifredo e Valmir dos Santos, pela base. O encontro nacional discutirá temas relacionados ao XXV Confasubra.

Conselho Editorial da UFS

A AGE aprovou, de forma unânime, a inclusão de um ponto de pauta referente à definição da representação no Conselho Editorial da UFS. O colegiado será responsável por organizar e normatizar as diretrizes relativas à rádio e à TV universitária. A criação desse conselho atende à política do governo federal de ampliar a participação social e democratizar os processos de comunicação pública. 

O sindicato possui uma cadeira no Conselho. Com a votação, foram eleitos os nomes de: Wagner Vieira, como titular, e Juliana Cordeiro, suplente.

Informes sobre Consu e Conepe

Nos informes, foi destacado que os mandatos das representações no Consu e no Conepe encerram no dia 28 de janeiro. O sindicato já enviou ofício à Progep solicitando a abertura do processo eleitoral para o preenchimento de três vagas no Consu e duas no Conepe, além das suplências.

Minuta da CPFJ no Consu

Também foi informado que, na próxima segunda-feira, 1º de dezembro, o Consu apreciará a minuta da Comissão Permanente de Flexibilização da Jornada de Trabalho (CPFJ). Houve reformulação da proposta, que será submetida à votação. Um dos pontos da nova redação trata da presidência da comissão. Por orientação da auditoria interna, foi indicado que não há justificativa técnica para manter a condução dos trabalhos pela Ouvidoria, por configurar desvio de atribuição.

O sindicato reforça a importância da presença da categoria na reunião, a fim de pressionar pela aprovação da minuta.

Demandas do Hospital Universitário

A assembleia registrou que será marcada uma reunião com a gestão do Hospital Universitário para tratar de demandas específicas apresentadas pelas trabalhadoras e trabalhadores, entre elas avaliação de desempenho e o recesso de fim de ano.

Regulamentação da remoção de ofício

Por fim, o sindicato informou que apresentou à Reitoria uma reivindicação pela regulamentação do processo de remoção de ofício. Uma minuta foi elaborada em conjunto com a assessoria jurídica e será encaminhada à Reitoria. O documento propõe critérios que assegurem transparência e proteção aos direitos da categoria.