Notícias

UFS

UFS aprova cotas para pessoas transexuais

Data de Publicação: 17/11/2025

 

Na manhã dessa segunda-feira (17), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) da UFS aprovou a implementação de cotas para pessoas trans. 

A decisão marca um avanço histórico na universidade e reafirma que políticas de inclusão não são concessões, são direitos que precisam ser garantidos por uma instituição pública comprometida com justiça social.

O Sintufs reconhece essa conquista como fruto de muitas lutas. O sindicato atuou na defesa de ações afirmativas para pessoas transexuais, realizando campanhas e enfrentando resistências dentro e fora da universidade para que esse debate avançasse. Agora, essa política abre caminhos concretos para que pessoas trans possam acessar a universidade e construir trajetórias acadêmicas que historicamente lhes foram negadas.

A aprovação das cotas cria possibilidades reais de ingresso e permanência, rompe barreiras simbólicas e materiais e pressiona a UFS a assumir, de fato, o papel de uma universidade democrática. 

Não basta celebrar diversidade nos discursos institucionais; é preciso enfrentar desigualdades estruturais com medidas concretas que ampliem direitos e transformem o cotidiano de quem mais sofre exclusões.

O Sintufs seguirá na disputa por uma UFS cada vez mais plural. 

A vitória de hoje é histórica e de extrema importância, mas também marca um ponto de partida para novas reivindicações e para o fortalecimento de uma universidade que pertença verdadeiramente a todes/as/os.