Notícias

AGE

Sintufs aprova paralisação em 22 e 23/05 e delegação para Plenária da Fasubra

Data de Publicação: 14/05/2025

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do Sintufs realizada nesta quarta-feira (14), no auditório da Adufs, aprovou por unanimidade dois encaminhamentos importantes para a categoria: a adesão à paralisação nacional nos dias 22 e 23 de maio e a escolha de representantes para a Plenária Nacional da Fasubra, que ocorrerá de 13 a 15 de junho, em Brasília.

Retificação do edital e mudança da paralisação para os dias 22 e 23

Logo no início da assembleia, foi feita a retificação do edital de convocação quanto à data da paralisação nacional. Anteriormente prevista para os dias 21 e 22 de maio, a mobilização foi transferida para os dias 22 e 23. A alteração se deve à confirmação da reunião entre a Fasubra e o Governo Federal no dia 23, para discutir o andamento do Acordo de Greve de 2024, que segue parcialmente descumprido.

A paralisação, aprovada por unanimidade, tem como objetivo pressionar o governo pela implementação imediata de todos os pontos do Acordo, firmado há mais de um ano.

Entre as reivindicações que seguem pendentes estão:
- Jornada de 30 horas para todas e todos, sem redução salarial;
- Definição e implantação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC);
- Estabelecimento das regras de transição para a aceleração por capacitação;
- Reposicionamento de aposentadas(os) no novo plano.

Em breve, o Sintufs divulgará a programação local de mobilização para os dias da paralisação.

Eleitos/as para a Plenária Nacional da Fasubra

Outro ponto de deliberação da AGE foi a escolha dos nomes que representarão a categoria na Plenária Nacional da Fasubra, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de junho. A plenária avaliará os próximos passos da mobilização em defesa do cumprimento integral do Acordo de Greve.

Foram aprovados/as, por unanimidade:
- Wagner Vieira, pela coordenação do Sintufs;
- Juliana Cordeiro, representante da base;
- Valmir dos Santos como suplente.

Informes sobre a aceleração por capacitação

Durante a Assembleia, a coordenação do Sintufs também atualizou a categoria sobre o andamento da aceleração por capacitação. Em reunião com o  pró-reitor da Progep, Jailton Costa, e com o Departamento de Pessoal (DP) da UFS, foi informado que a atualização está sendo feita manualmente e, devido ao grande número de servidores(as), o processo ainda não foi concluído.

A expectativa é que a situação seja regularizada da forma mais célere possível. A orientação do Sintufs é que as(os) TAEs aguardem até a semana que vem e, caso identifiquem inconsistências, aí sim procurem o DP e o sindicato.