Notícias

PARALISAÇÃO

Mobilização nacional: TAEs da UFS debatem (des)cumprimento do acordo de greve

Data de Publicação: 05/05/2025

Na manhã desta segunda-feira (05), a categoria técnico-administrativa em educação da UFS realizou um café com debate no miniauditório do CCET, em formato híbrido. A atividade fez parte da paralisação nacional convocada pela Fasubra, que mobilizou universidades em todo o país no mesmo dia em que ocorre uma nova rodada de negociação entre a federação e o Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

Com o tema “Acordo de greve e seu (des)cumprimento: perspectivas de luta”, o debate contou com a exposição do coordenador geral do Sintufs, Wagner Vieira, que apresentou uma análise crítica dos pontos já garantidos e dos que seguem pendentes.

“Ainda há itens importantes do acordo que não foram cumpridos. É fundamental que a categoria permaneça mobilizada, cobrando o governo e demonstrando que seguimos em luta”, afirmou Wagner.

Durante a atividade, foram abordados temas como a progressão por capacitação, o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para TAEs e a situação dos/as médicos/as veterinários/as no PCCTAE. As/os participantes também puderam elucidar dúvidas sobre o que foi pactuado e o que ainda depende de implementação.