Notícias
SOUGOV
SouGov: atualização cadastral dos servidores federais se encerra dia 31
Data de Publicação: 19/07/2023
Você já deve ter recebido em seu e-mail alguma notificação, encaminhada pelo SIGEPE, sobre a atualização cadastral. Caso você não tenha aberto a mensagem, o Sintufs vem notificar que o prazo para atualização cadastral dos servidores públicos na plataforma SouGov se encerra no próximo dia 31 desse mês. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), é obrigatória a (re)validação do cadastro para todos os profissionais federais, isso inclui não só os que possuem vínculo ativo, mas também quem já está aposentado.
Como faço essa atualização?
A atualização, que foi liberada a partir do 1º de junho, deve ser feita exclusivamente por meio da plataforma SouGov.br, seja através do aplicativo (disponível para dispositivos móveis) ou do acesso ao site. No SouGov.br (site ou aplicativo), a atualização/validação dos dados cadastrais está disponível, após a realização do login, no menu da plataforma, na opção “Cadastro”. Clicando nela, é só ir preenchendo o que for solicitado até finalizar o processo.
A atualização cadastral é obrigatória para quem?
Segundo a Portaria SGP/ME nº 1.455, de 2022, a atualização cadastral é obrigatória para os servidores públicos civis efetivos, servidores públicos ocupantes de cargo em comissão, empregados públicos em exercício em algum órgão ou entidade da Administração Pública Federal direta, autárquica ou fundacional, contratados temporários, empregados de empresas estatais dependentes e estagiários, estejam estes cedidos, afastados, licenciados ou fora do país.
E o servidor aposentado que já fez a Prova de Vida ainda precisa fazer essa atualização cadastral?
Sim. A portaria também institui que há obrigatoriedade, para esses profissionais, de fazer os dois procedimentos, que são distintos.