Notícias
GREVE
Reunião sobre o HVU pauta direito de greve e define encaminhamento junto ao MP
Data de Publicação: 27/04/2026
Nesta segunda-feira (27), foi realizada uma reunião para tratar da situação do Hospital Veterinário Universitário (HVU) durante a greve. Participaram a vice-reitora Silvana Bretas, a direção do HVU, TAEs médicos/as veterinários/as e o Comando Local de Greve (CLG).
O encontro foi convocado após a categoria apresentar ao CLG cobranças que vinham sofrendo da chefia, como a exigência do retorno às atividades e a tentativa de enquadrar o hospital como serviço essencial. O cenário gerou a necessidade de um posicionamento mais firme sobre o direito de adesão à greve.
Durante a reunião, foi reafirmado que o direito de greve é garantido legalmente e deve ser respeitado pelas gestões. Também foi lembrado que, em movimentos anteriores, o hospital não foi enquadrado como serviço essencial, o que reforça o entendimento construído historicamente na universidade.
Como encaminhamento, ficou definido que a gestão da UFS irá apresentar esclarecimentos ao Ministério Público, indicando que a situação atual decorre do exercício legítimo do direito de greve por parte dos trabalhadores/as. A resposta busca demonstrar que não há irregularidade na adesão ao movimento.
O Sintufs se colocou à disposição para contribuir com esse posicionamento, reforçando os fundamentos jurídicos que amparam a greve. O sindicato também indicou a possibilidade de acionar sua assessoria jurídica, caso seja necessário.
Além disso, o CLG irá se reunir com o diretor do HVU para identificar se há serviços inadiáveis e urgentes, quantitativo de demandas e as possibilidades de atendimento.
Outro ponto encaminhado foi a continuidade dos trabalhos do grupo responsável pela reelaboração do regimento do HVU. A proposta é garantir o andamento das discussões, com participação dos trabalhadores, na construção e atualização das normas da unidade.




