Notícias
AGE
TAEs da UFS decidem não deflagrar greve na próxima segunda-feira (23)
Data de Publicação: 20/02/2026
Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na manhã desta sexta-feira (20), no auditório da Adufs, e com participação em formato híbrido pelo Google Meet, a categoria TAE da UFS decidiu, por ampla maioria, não deflagrar greve na próxima segunda-feira (23). A deliberação ocorreu após debate sobre o indicativo aprovado nas instâncias da federação.
Indicativo de greve
Nas plenárias recentes da Fasubra, o dia 23 de fevereiro foi indicado como possível data para a deflagração de uma greve nacional da categoria. Desde então, foram registrados avanços pontuais em itens da pauta e o governo federal tem sinalizado abertura para manter o diálogo, o que levou à reavaliação do cenário.
Além disso, as assembleias já realizadas nas bases sindicais mostram um quadro dividido em nível nacional. Parte das entidades entende que ainda há espaço para avançar nas tratativas e buscar o cumprimento de pontos do acordo sem iniciar, neste momento, uma paralisação total das atividades.
No âmbito local, a assembleia também considerou que a UFS se aproxima do recesso acadêmico. A avaliação é de que a deflagração de greve nesse período teria menor impacto político e organizativo, o que exige uma análise cuidadosa da conjuntura.
Foi destacado, ainda, que uma greve precisa ser construída com trabalho de base, diálogo nos campi e ampla compreensão das pautas pela categoria. Localmente, esse processo de mobilização precisa ser ampliado.
Diante desse conjunto de elementos, cenário nacional dividido, abertura e avanços pontuais nas negociações e necessidade de fortalecer a mobilização interna, a assembleia deliberou por não iniciar a greve na próxima semana.
Comissão Eleitoral da CPFJ
Durante a AGE, também foi realizada a escolha da representação TAE na comissão eleitoral da CPFJ. Por unanimidade, foi eleita Carolina Sampaio para compor a comissão.
Foi informado que, a partir de agora, a escolha para a CPFJ não será mais por indicação direta em assembleia sindical. O processo ocorrerá por meio de votação, através do sistema da UFS, modelo semelhante ao que já acontece no Consu e no Conepe.
Uma nova AGE será convocada no próximo mês, após a próxima plenária da Fasubra, para reavaliar o contexto nacional e definir os próximos passos da categoria.
Informes e encaminhamentos
A assembleia também trouxe informes da Pró-Reitoria de Equidade Racial e Ações Afirmativas da UFS. Há necessidade de TAEs para compor a Banca de Avaliação para pessoas trans.
Serão formadas duas bancas: uma permanente e outra destinada à análise de recursos. A composição prevê um titular e um suplente. Quem tiver interesse pode entrar em contato com o Sintufs ou diretamente com a Pró-Reitoria para manifestar disponibilidade.
Como encaminhamento, foi aprovada a solicitação de criação de uma comissão do Sintufs junto à UFS para acompanhar e avaliar as demissões de trabalhadoras/es terceirizadas/os/es, diante das preocupações apresentadas pela categoria.



