Notícias

UFS

Live do Sintufs elucida solicitação da CGU sobre auxílios na pandemia

Data de Publicação: 18/12/2025

Na manhã desta quinta-feira (18), o Sintufs realizou uma live para esclarecer dúvidas das/os trabalhadoras/es da UFS sobre a solicitação da Controladoria-Geral da União (CGU) de informações relacionadas ao pagamento de auxílios durante o período da pandemia de covid-19. 

A atividade teve como objetivo orientar a categoria sobre os procedimentos em andamento e tranquilizar a categoria quanto ao caráter do levantamento solicitado.

Durante a live, o sindicato reforçou que está atuando em colaboração com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) para garantir que o repasse das informações à CGU ocorra de forma organizada, transparente e segura. A iniciativa busca possibilitar que as/os servidoras/es informem corretamente as atividades desenvolvidas no período pandêmico, seja de forma presencial, híbrida ou em regime de revezamento.

Um ponto enfatizado pelo Sintufs, e que merece destaque, é que não há, neste momento, qualquer determinação da CGU para restituição de valores ao erário.  Essa é EXCLUSIVAMENTE uma fase de levantamento e consolidação de informações, sem decisão prévia sobre devoluções ou penalidades.

A Progep encaminhou às chefias de setor um formulário online, que deve ser repassado às/aos trabalhadoras/es indicadas/os para preenchimento individual. Nesse formulário, devem constar informações sobre as atividades realizadas entre março de 2020 e fevereiro de 2022, incluindo participação em projetos de pesquisa e extensão, atividades presenciais ou híbridas, além de relatos sobre eventuais escalas de revezamento.

As chefias também receberam uma planilha com os nomes de quem precisa preencher o formulário. O Sintufs destacou que, mesmo quem mudou de setor desde o período da pandemia, deve procurar a chefia atual para obter orientações e realizar o procedimento corretamente.

Outro encaminhamento importante é que cada servidor/a pode acessar o SouGov para verificar, em sua ficha financeira, se houve recebimento de valores referentes a auxílio-transporte, adicional de insalubridade ou adicional noturno no período analisado.

O prazo para envio do formulário foi ampliado e agora pode ser feito até o dia 31 de dezembro deste ano, garantindo mais tempo para que todas/os/es consigam reunir os dados necessários. Como apoio, foi recomendado que os que tiverem que responder, consultem os relatórios mensais de atividades que eram enviados às chefias durante a pandemia, facilitando a elaboração do relato.

Também é possível utilizar como referência a página da UFS criada durante a pandemia de covid-19, onde estão disponíveis portarias e normativas publicadas à época, que podem embasar a descrição das atividades desenvolvidas. CLIQUE AQUI para acessar a página.

Por fim, o Sintufs informou que quem estiver aposentadao/a/e não precisa prestar essas informações, sendo o procedimento destinado exclusivamente às/aos trabalhadoras/es em atividade. 

O sindicato reafirmou seu compromisso em seguir acompanhando o processo, dialogando com a Progep e mantendo a categoria informada sobre qualquer novidade.

Para mais informações, consulte o Processo nº 23113.049365/2025-27.