Notícias
PARALISAÇÃO
Sintufs e Adufs promovem debate sobre os riscos da Reforma Administrativa
Data de Publicação: 28/10/2025
O auditório da Adufs recebeu, na manhã desta terça-feira (28), o debate “A Reforma Administrativa e o desmonte do serviço público”, que abriu a programação de mobilização organizada conjuntamente pelo Sintufs e a Adufs. Tendo como palestrante Roberto Silva, presidente do Sintese, o evento trouxe uma análise sobre os impactos da proposta e o cenário de retrocessos que ela representa.
Durante sua exposição, Roberto apontou os principais dispositivos da Reforma que colocam em risco o futuro do serviço público: o fim da estabilidade, a ampliação da terceirização e a transferência de funções essenciais para a iniciativa privada. Segundo ele, o projeto desmonta o Estado e transforma o direito da população em oportunidade de lucro para o mercado.
A mesa foi mediada por Taira Moreira, coordenadora-geral do Sintufs, e Romero Venâncio, coordenador da Adufs. Em sua fala, Taira reforçou a necessidade de mobilização e de reflexão crítica sobre o papel do Estado e do serviço público. “A categoria precisa ver e pensar sobre o serviço público. A Reforma Administrativa é devastadora para o serviço público”, destacou.
A mobilização segue nesta quarta-feira (29), com panfletagem e café da manhã na entrada de pedestres da UFS, a partir das 8h. Paralelamente, servidoras/es de todo o país se reúnem em Brasília, na grande marcha nacional, para reafirmar que o serviço público é do povo e precisa ser defendido.




