Notícias

PARALISAÇÃO

TAEs paralisam atividades e realizam ato na entrada da UFS

Data de Publicação: 15/07/2025

A manhã desta terça-feira (15), foi marcada por mobilização e diálogo com a comunidade universitária na entrada de pedestres da UFS. 

A categoria TAE aderiu à paralisação nacional convocada pela Fasubra, em defesa do cumprimento integral do Acordo de Greve, firmado com o governo federal após a greve que aconteceu no ano passado, e contra a Reforma Administrativa, cuja tramitação pode avançar no Congresso Nacional a partir de hoje.

O Sintufs realizou panfletagem com café da manhã e chamou a atenção da comunidade acadêmica para os riscos da proposta de Reforma Administrativa e a importância de manter a pressão pela implementação dos pontos acordados no Termo de Greve nº 11/2024. 

A pauta também incluiu o reposicionamento de aposentadas/os/es no plano de carreira, a aceleração da progressão por capacitação e o reajuste salarial para todos os segmentos do PCCTAE, incluindo médicos/as e médicos/as veterinários/as, conforme determina a Lei 11.091/2005.

Durante a atividade, o sindicato também promoveu a participação no Plebiscito Popular 2025, levando a urna que fica na sede do Sintufs para a entrada da universidade.

A paralisação reforça que a luta não terminou com o fim da greve. O governo precisa cumprir os compromissos firmados com a categoria, e o funcionalismo público segue em a contra tentativas de retirada de direitos.