Notícias

FASUBRA

Plenária da Fasubra convoca mobilização nacional para garantir acordo de greve

Data de Publicação: 28/04/2025

A Plenária Nacional da Fasubra, realizada nos dias 25 e 26 desse mês, reforçou a necessidade de intensificar a mobilização da categoria para assegurar o cumprimento integral do acordo de greve firmado com o governo federal. O prazo final para que o Executivo viabilize os instrumentos necessários à efetivação dos pontos pendentes é 31 de maio.

Conduzida pela coordenação geral da federação — composta por Cristina del Papa, Ivanilda Reis e Loiva Chansis —, a plenária aprovou um plano de lutas e encaminhou novas ações de pressão. 

Entre as deliberações, estão a realização de uma caravana a Brasília, no dia 21 de maio, com paralisação nacional de 48 horas nos dias 21 e 22, e a orientação para que as entidades filiadas realizem assembleias na primeira semana de junho.

Os(as) delegados(as) também aprovaram a convocação de uma nova Plenária Nacional presencial para os dias 13, 14 e 15 de junho, com o objetivo de avaliar o andamento das negociações, a força da mobilização e a possibilidade de indicativo de greve, caso necessário (confira o calendário completo no final da matéria).

Durante os debates, a plenária deliberou pelo envio de ofício à Andifes, cobrando a revogação de portarias que ameaçam a liberdade sindical em universidades federais, como ocorre na UFTM. A Fasubra também se posicionou em apoio à liberdade do estudante palestino Mahmoud Khaliu e de todos os presos políticos solidários ao povo palestino.

A categoria manifestou ainda solidariedade à greve dos trabalhadores do serviço público municipal de São Paulo e aprovou o envio de documento ao governo federal cobrando respostas sobre casos de violência policial em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A entidade também exigiu a libertação do Dr. Husaam Abu Safiiya, pediatra e diretor do Hospital Kamal Adwan, na Faixa de Gaza, e de outros profissionais de saúde presos em Israel.

A plenária reafirmou a importância da unidade e da mobilização permanente para fortalecer a luta da categoria. A íntegra das deliberações será publicada no próximo Informativo de Direção (ID) da Fasubra.

 

CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO – FASUBRA

Abril

29/04/2025: Adesão da FASUBRA ao ato convocado pelas Centrais Sindicais e FONASEFE.

Maio

01/05/2025: Participação nos atos locais nas bases, orientada pela FASUBRA.

05/05/2025: Reunião da Fasubra com o MEC, com paralisação nas bases.

16 a 18/05/2025: Encontro LGBTQIA+.

21 e 22/05/2025: Caravana nacional a Brasília, com paralisação de 48 horas nas bases.

Junho

02 e 03/06/2025: Encontro Jurídico e Seminário para discutir a decisão do STF sobre regimes e contratações (virtual).

Primeira semana de junho: Reunião com médicos e médicos veterinários (data a confirmar).

06 e 07/06/2025: Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora.

13, 14 e 15/06/2025: Plenária para avaliar indicativo de greve.

Data a definir: Seminário com os integrantes das CIS (virtual).