Notícias

GREVE

Comando Local de Greve se reúne com Reitoria da UFS e faz ações de mobilização

Data de Publicação: 18/03/2024

No dia de ontem (18), o Comando Local de Greve (CLG) fez mobilizações no Campus de São Cristóvão. Pela manhã, houve reunião com o reitor da UFS, Valter Joviniano, e na parte da tarde, os grevistas visitaram setores da universidade, dialogando com a comunidade acadêmica a respeito das pautas reivindicativas da categoria.

Reunião com o Reitor

Na reunião entre os representantes do CLG e Valter Joviniano, foram expostos os objetivos e as pautas do movimento grevista. Entre as pontos apresentados estavam os de demandas gerais, como a reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e a questão da reposição salarial, e também as solicitações locais, como a implementação da Lei nº 14.695, que amplia as possibilidades de atuação dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) em projetos de extensão e pesquisa, e a busca pela paridade de gênero e de número entre TAEs e docentes nos cargos de chefia e pró-reitorias.

 

 

O CLG também pautou os trabalhos que devem ser considerados como serviços essenciais, a exemplo segurança e das atividades médico-periciais. Sobre esse ponto, foi feita uma ressalva específica, pelo reitor, em relação aos Hospitais Universitário e Veterinário, ficando acordado que será agendada uma reunião com as chefias responsáveis para discussão das particularidades dessas unidades.

 No que diz respeito à frequência dos servidores referente ao mês de março, foi afirmado pela gestão que esta será homologada, levando em consideração a ocorrência da greve, sem estabelecimento de parâmetros para compensação. Esta medida também abrange os servidores em Programa de Gestão de Desempenho (PGD).

 

 

Além disso, os grevistas aproveitaram a ocasião para solicitar o apoio tanto da gestão universitária, junto a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), ao movimento de greve. O reitor expressou seu respaldo à mobilização em busca de melhorias para a categoria e se comprometeu a agendar, na próxima semana, uma reunião para discutir as reivindicações específicas da categoria.

Mobilização no Campus de São Cristóvão

No turno da tarde, o CLG realizou uma incursão pelos diferentes setores do campus de São Cristóvão, distribuindo panfletos e engajando em diálogos com a comunidade acadêmica sobre o movimento de greve e as reivindicações apresentadas pela categoria.

 

 

Em uma atmosfera de cooperação e conscientização, os grevistas buscaram ampliar o entendimento sobre os motivos e objetivos da greve, além de elucidar as demandas essenciais que impulsionaram a mobilização. Este esforço de comunicação direta e participativa visa fortalecer o apoio e a adesão dos membros da comunidade acadêmica ao movimento em busca de melhorias para todos os envolvidos no contexto universitário.