Notícias

GREVE

AGE vota por rejeição à proposta de reestruturação do governo federal

Data de Publicação: 25/04/2024

Na manhã de hoje (25) ocorreu mais uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do Sintufs. Nesse encontro, realizado no auditório da Adufs, a base rejeitou, por unanimidade, a proposta apresentada pelo governo federal para a reestruturação da carreira.

Rejeição à Contraproposta do Governo

Essa decisão surge após uma reunião realizada no último dia 19, onde representantes sindicais, incluindo membros da Fasubra e do Sinasefe, dialogaram com a bancada do governo, representada pelo MGI e pelo MEC. Na ocasião, foi apresentada uma contraproposta ao relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Aprimoramento (Reestruturação).

Após exposição detalhada do nosso coordenador geral, Wagner Vieira, sobre o documento proposto pelo governo, a base considerou as propostas insuficientes. Nas proposituras do Executivo houve a manutenção do 0% de reajuste salarial para 2024, com aumentos de apenas 9% em 2025 e 3,5% em 2026. Esses números estão em desacordo com a demanda da categoria, que reivindica o índice de 34%, com base no cálculo realizado pelo Dieese. Além disso, diversas reivindicações para a reestruturação do PCCTAE foram negadas.

Diante da insatisfação com a proposta do governo, a base reafirmou a necessidade da continuidade da greve como forma de pressionar por melhores condições e valorização profissional.

Deliberações

Além da rejeição da proposta, durante a AGE, foram aprovadas duas deliberações: a garantia de acessibilidade nas atividades promovidas pelo Sintufs e o apoio ao manifesto das/dos assistentes sociais na luta pelas 30 horas.

Vereador Camilo declara apoio à greve dos TAEs

O vereador do PT, Camilo Daniel, marcou presença na AGE e, em sua fala, expressou apoio à greve da nossa categoria, destacando a importância da luta coletiva por melhores condições de trabalho e valorização profissional.